Confirme SEMPRE disponibilidade pelo email comercial@hexagonosis.com

Qual o melhor método para imprimir T-Shirts?

Escrito em 09 de dezembro de 2023

Qual o melhor método para imprimir T-Shirts?

Aprender o melhor método para imprimir t-shirts é uma das etapas mais importantes quando se trata de iniciar um negócio de t-shirts. A má notícia é que não existe apenas uma resposta correta.

O método de impressão ideal para o seu negócio dependerá de muitos fatores, como o tipo de tecido que está usando ou a quantidade de t-shirts que deseja imprimir. Os designs que tem em mente, o nível de detalhe que espera e quanto tempo e dinheiro está disposto a investir também serão importantes.

Nesta abordagem, exploraremos as opções de impressão de t-shirts mais populares que pode usar para personalizar suas próprias t-shirts ou criar t-shirts para vender e explicaremos os prós e contras de cada uma para que possa decidir por si mesmo. 

Vamos lá...

1. IMPRESSÃO DTG

DTG, ou impressão direta na roupa , é uma das técnicas de impressão de t-shirts mais populares no mercado atualmente. Como veremos, porém, é bastante nova em comparação com alguns dos outros métodos que abordaremos.

Como funciona o DTG?

A maneira mais fácil de explicar a impressão DTG é que é como imprimir em papel, mas em tecido. Isso significa que a tinta é borrifada diretamente na t-shirt para criar o design.

Esse método de impressão é melhor para pequenas empresas que desejam trabalhar com t-shirts customizadas (ou roupas customizadas em geral) e não têm um grande volume de pedidos porque permite imprimir peças únicas. Outra grande vantagem da impressão DTG? Pode testar diferentes designs e vender sob pedido, sem precisar manter toneladas de t-shirts em stock. E ainda terá a melhor qualidade de impressão em t-shirts.

Máquinas de impressão DTG

Para imprimir t-shirts usando DTG, precisará de uma impressora DTG com tintas especiais à base de água que possam aderir ao tecido (de preferência algodão). A máquina borrifa a tinta no tecido e a t-shirt fica pronta em poucos minutos.

Este equipamento digital não é barato, por isso, se planeia comprar suas próprias máquinas, prepare-se para um investimento inicial significativo. 

Compatibilidade de tecido

A impressão DTG funciona melhor em t-shirts 100% algodão, mas também é adequada para misturas de algodão. Tecidos sintéticos não são recomendados.

Como a tinta é fina, é mais difícil conseguir uma boa impressão em tecidos mais escuros. Nesse caso, recomenda-se uma base branca para garantir que o desenho manterá as cores originais. Para este método de impressão também são necessários pré e pós-tratamentos, sem falar nos cuidados especiais para garantir maior durabilidade dos produtos.

Prós 

  • Nenhuma preparação de configuração (como filmes ou malhas)
  • Permite pedidos pontuais
  • Perfeito para pequenas empresas
  • Muitas vezes, uma prática mais sustentável do que a serigrafia, pois evita a superprodução
  • Impressões mais duradouras
  • Resultados de alta qualidade e precisão para projetos complexos
  • Suave ao toque
  • Sem limitações de cores

Contras 

  • Máquinas caras que exigem uma certa habilidade
  • Precisa de pré-tratamento e pós-tratamento
  • Não é a opção mais económica para pedidos grandes com o mesmo design
  • Não é ideal para tecidos que não sejam de algodão

Melhor para...

A impressão DTG é ideal para designs mais detalhados com cores e nuances ilimitadas. Produz resultados precisos e impressões de alta qualidade para designs artísticos ou fotos.

2. IMPRESSÃO DTF (ou impressão de transferência de filme PET)

DTF significa impressão direta em filme e é um dos métodos de impressão de t-shirts mais versáteis disponíveis no setor. Diferente da anterior, esta técnica de impressão em t-shirts requer um filme para transferir o desenho para sua camiseta. O processo pode ser feito com diferentes tipos de tecido. 

Como funciona o DTF?

Na impressão DTF, o desenho é impresso primeiro num filme especial chamado filme PET (Polietileno) com tintas à base de água e um pó especial (Poliamida) que ajuda a transferir os desenhos. Em seguida, é transferido na t-shirt. A transferência de uma superfície para outra é feita com uma prensa térmica, fazendo com que o filme se descasque e deixe uma impressão exata na peça.

Antes de receber o desenho, o tecido precisa ser desumidificado e pré-achatado. Após a transferência do desenho (utilizando uma temperatura média de 165°C), o filme precisa ser descascado a frio (ou a quente). O tecido então passa por uma segunda rodada de alisamento para fazer o desenho durar mais.

Máquinas DTF
Para imprimir uma t-shirt usando o método DTF,  precisaria investir não apenas em equipamentos como uma prensa térmica, mas também em materiais como filme e pó - sem mencionar os pré e pós-tratamentos para impressões duráveis ​​e de melhor qualidade.

Compatibilidade de tecido
Uma das maiores vantagens da impressão DTF em comparação com outros métodos de impressão de t-shirts é a sua versatilidade. Ele pode ser usado em uma ampla variedade de tecidos, como algodão, poliéster, lã, nylon e tecidos mistos.

Prós

  • Resultados de alta qualidade para impressões detalhadas
  • Permite mais cores e tonalidades (por exemplo, não requer camadas separadas para elementos de design ou cores, como serigrafia)
  • Mais versátil – funciona em diferentes tipos de tecido
  • Um filme pode ser usado para várias t-shirts

Contras

  • Mais etapas, processo mais lento
  • Maior custo com máquinas e materiais (filme PET e pó)
  • Menor resistência à lavagem e abrasividade
  • Não ecologicamente corretos, os filmes geram mais resíduos
  • Impressões mais espessas em comparação com DTG

Melhor para
Assim como o DTG, a impressão DTF é a escolha perfeita para designs elaborados com uma ampla gama de cores e detalhes. Também é ótimo para quem quer estampar muitas t-shirts com o mesmo desenho