Confirme SEMPRE disponibilidade pelo email comercial@hexagonosis.com

DTF vs DTG: Qual a Melhor Opção?

Escrito em 05 de julho de 2021

DTF vs DTG: Qual a Melhor Opção?

A pandemia fez com que os pequenos estúdios se voltassem para a produção Print-on-demand e com ela a impressão DTG e DTF chegassem ao mercado, despertando o interesse dos fabricantes que desejam começar a trabalhar com peças personalizadas.  

Desde agora, Direct-to-garment (DTG) tem sido o principal método usado para impressões de T-shirts e pequenas produções, mas nos últimos meses Direct-to-film ou Film-to-Garment (DTF) gerou interesse na indústria, conquistando cada vez mais adeptos. Para entender essa mudança de paradigma, precisamos saber quais são as diferenças entre um método e outro. 

Ambos os tipos de impressão são adequados para pequenos itens ou personalização, como t-shirts ou máscaras. No entanto, os resultados e o processo de impressão são diferentes em ambos os casos, por isso pode ser difícil decidir qual escolher para um negócio. 

DTG: 

  • Necessita de pré-tratamento: No caso do DTG, o processo começa com o pré-tratamento das peças. Essa etapa é necessária antes da impressão, pois vamos trabalhar diretamente no tecido e isso permitirá que a tinta fique bem fixada e evita que ela passe pelo tecido. Além disso, precisaremos aquecer a roupa antes de imprimir para ativar esse tratamento.
  • Imprimindo direto na roupa: com o DTG você está imprimindo direto na roupa, então o processo pode ser mais rápido do que o DTF, não precisa transferir. 
  • Uso da tinta branca: Temos a opção de colocar uma máscara branca como base, para garantir que a tinta não se misture com a cor da superfície, embora isso nem sempre seja necessário (por exemplo em bases brancas) e também é possível para diminuir o uso dessa máscara, colocando branco apenas em algumas áreas. 
  • Impressão em algodão: Com este tipo de impressão só podemos imprimir em peças de algodão. 
  • Prensagem final: Para fixar a tinta, devemos fazer uma prensagem no final do processo e estaremos com nossa peça de vestuário pronta.


DTF: 

  • Não há necessidade de pré-tratamento: Na impressão DTF, por ser pré-impresso em um filme, que deverá ser transferido, não há necessidade de pré-tratamento do tecido. 
  • Impressão em filme: No DTF imprimimos em filme e depois o desenho deve ser transferido para o tecido. Isso pode tornar o processo um pouco mais demorado em comparação com o DTG. 
  • Pó adesivo: Este tipo de impressão exigirá o uso de um pó adesivo, que será utilizado logo após a impressão da tinta no filme. Em impressoras criadas especificamente para DTF, esta etapa está incluída na própria impressora, para que evite quaisquer etapas manuais. 
  • Uso de tinta branca: Neste caso, é necessário utilizar uma camada de tinta branca, que é colocada em cima da camada de cor. Este é aquele que é transferido para o tecido e serve de base para as cores principais do desenho. 
  • Qualquer tipo de tecido: Uma das vantagens do DTF é que permite trabalhar com qualquer tipo de tecido, não apenas o algodão. 
  • Transferência do filme para o tecido: A última etapa do processo é pegar o filme impresso e transferi-lo para o tecido com uma prensa. 


Portanto, ao decidir qual impressão escolher, que considerações devemos levar em conta? 

  • O material de nossas impressões: Como mencionado acima, o DTG só pode ser impresso em algodão, enquanto o DTF pode ser impresso em muitos outros materiais. 
  • O volume de produção: Atualmente, as máquinas DTG são muito mais versáteis e permitem uma produção maior e mais rápida do que o DTF. Por isso, é importante ter clareza sobre as necessidades de produção de cada negócio. 
  • O resultado: o resultado final de uma impressão e da outra é bem diferente. Enquanto no DTG o desenho e as tintas são integrados ao tecido e o toque é mais áspero, como a própria base, no DTF o pó fixador o torna plástico, mais brilhante e menos integrado ao tecido. No entanto, isso também dá uma sensação de maior qualidade nas cores, por serem puras, a cor de base não interfere.
  • Uso do branco: A priori, ambas as técnicas precisam de bastante tinta branca para imprimir, mas com o uso de um bom Software RIP é possível controlar a camada de branco que é aplicada no DTG, dependendo da cor de base e assim, reduzir consideravelmente os custos. Por exemplo, o Cadlink possui um modo de impressão especial para DTG que não só permite uma calibração rápida para melhorar as cores, mas também pode escolher a quantidade de tinta branca para usar em diferentes tipos de tecidos.

Em suma, a impressão DTF parece estar ganhando terreno em relação ao DTG, mas, na realidade, eles têm aplicações e usos muito diferentes. Para impressão em pequena escala, onde se procura bons resultados de cores e não deseja fazer um investimento tão grande, o DTF pode ser mais adequado. Mas a DTG passou a contar com impressoras mais versáteis, com diferentes pratos e processos, que permitem uma impressão mais rápida e flexível.  
 
Para mais esclarecimentos, e consulta de Sistemas ... www.hexagonosis.com ou +351220944066