Confirme SEMPRE disponibilidade pelo email comercial@hexagonosis.com

A diferença entre CMYK e RGB na impressão digital - Breve Abordagem

Escrito em 24 de setembro de 2021

A diferença entre CMYK e RGB na impressão digital - Breve Abordagem

Ao falar sobre impressão digital, surge alguma confusão entre RGB e CMYK. Muitos amantes da fotografia não sabem o tipo de espaço de cores produzido por suas câmeras digitais, portanto, eles ficam confusos ao imprimir imagens. Normalmente, eles clicam em imprimir, mas não se contentam com a imagem que foi impressa, pois parece diferente do que visualizam no monitor.

Tanto CYMK quanto RGB são descrições de cores. CMYK representa ciano, magenta, amarelo e preto. Ao misturar as quatro cores em quantidades variáveis, milhões de outras tonalidades são produzidas no material impresso. Esses links são utilizados na impressão de fotos em livros e revistas. RGB descreve as cores das imagens que são exibidas no monitor. É a abreviatura de Red, Blue e Green. Os tons RGB são claros e, quando misturados em diferentes quantidades, milhões de tons são criados no monitor. É importante notar que todas as imagens visualizadas no monitor são RGB, exceto se uma conversão para CYMK tiver sido feita.

Notavelmente, as imagens impressas usam tintas CMYK, portanto, visualizar a imagem em RGB no monitor e imprimi-la em CYMK pode não produzir os resultados desejados. Existem programas como o Adobe Photoshop que convertem a imagem de RGB para CYMK e vice-versa. Existem certas impressoras, que devem ter a imagem convertida para CYMK antes de imprimir, recorrendo a um RIP. Algumas das impressoras disponíveis no mercado não conseguem imprimir a imagem corretamente se estiver em RGB.

É importante visualizar a imagem em CMYK antes de imprimi-la. É comum que as alterações de cor sejam evidentes no caso de uma imagem ser convertida de RGB para CYMK. A discrepância é evidente porque a maioria dos tons em RGB não pode ser reproduzida facilmente com o uso de tintas CMYK. Este é o motivo pelo qual a imagem deve ser convertida para CMYK antes da impressão. Podem ser notadas grandes mudanças de cor nas imagens, especialmente nas áreas de cores que são extremamente intensas. Alguns dos tons intensos podem parecer opacos após a conversão. No entanto, isso pode ser corrigido usando um programa de software de edição de fotos.

A maioria das impressoras a jato de tinta disponíveis no mercado hoje imprime diretamente de RGB. É aconselhável determinar o espaço de cor específico que sua impressora é capaz de suportar. O software que acompanha a impressora pode fornecer informações sobre os espaços de cores. Se uma opção de conversão não for fornecida, a impressora imprimirá suas imagens diretamente do espaço de cores RGB.

RGB é o formato usado para projeção, monitores de vídeo, fotos digitais e monitores de vídeo. RGB produz cores mais vibrantes e brilhantes em comparação com CYMK. RGB é considerado um tipo aditivo de espaço de cores, pois produz todas as cores quando adicionado ao monitor preto. Normalmente, quanto mais luz é adicionada ao monitor, mais branco é produzido. Os valores de RGB são mostrados como números para cada cor. CYMK usa um método diferente para obter as cores desejadas. CMYK pode ser descrito como uma abordagem de cor subtrativa. isso significa que a luz é subtraída de um pedaço de papel branco. Isso é obtido por meio da adição de mais tinta. Quanto mais tinta é adicionada ao papel, mais preto ele fica. Os valores de CMYK são expressos em percentagens.

Embora CMYK seja utilizado para impressão, RGB é mais eficiente para outros trabalhos, pois é versátil e pode exibir mais cores. CMYK só pode imprimir 70% das cores disponíveis em RGB. CMYK não pode produzir a maioria das cores vibrantes. CMYK é o modelo moderno para impressão digital, embora existam algumas melhorias na tecnologia que visam tornar a impressão RGB mais fácil. Ao compreender as diferenças entre RGB e CMYK, fica mais fácil entender o conceito de impressão de imagens.

A principal coisa a lembrar é imprimir imagens usando RGB, caso o software e a impressora sejam compatíveis. Se quiser ter mais controle sobre as cores da imagem, imprima usando CMYK. Isso ocorre porque assim pode manipular a cor da imagem como desejar. É comum que os limites do espectro de impressão de cores CMYK sejam exibidos no monitor.