Confirme SEMPRE disponibilidade pelo email comercial@hexagonosis.com

7 dicas para obter as melhores impressões DTG

Escrito em 23 de julho de 2021

7 dicas para obter as melhores impressões DTG

Está pensando em começar ou expandir a impressão Direct-to-Garment (DTG) e quer saber como obter as melhores impressões possíveis? Um dos desafios mais comuns para impressoras direct to vestuário (DTG) é conseguir uma impressão brilhante nas roupas. Não importa o tipo de impressora DTG que possui, aqui estão 7 dicas recolhidas de especialistas com experiência no ramo, para garantir o sucesso.

1. Escolha a melhor roupa para impressão

T-Shirts 100% algodão ainda são as melhores para imprimir. Isso ocorre porque eles absorvem a tinta DTG melhor do que as misturas e os tecidos sintéticos. No entanto, o algodão pode encolher e nem todas as T-Shirts de algodão são fabricadas de igual maneira! Preste atenção a coisas como textura e trama ao fazer o pedido. As T-Shirts de Algodão fiado em anel são tecidas mais justas e têm uma sensação mais macia e suave. Isso torna-as uma melhor escolha. Lembre-se de que, com T-Shirts, paga pelo que tem. T-Shirts mais baratas e de baixa qualidade usam fios mais grossos e tinturas mais baratas que tendem a sangrar ou migrar para a área impressa quando curadas. Essa é uma das causas mais comuns de impressões sem brilho.

Faça sempre um teste de lavagem antes de imprimir um trabalho. Isso é especialmente importante se mudou de marca de T-Shirts ou outras configurações. Algumas T-Shirts ficam ótimas quando o design é impresso pela primeira vez, mas apresentam problemas após algumas lavagens. Teste a qualidade da T-Shirt e da impressão lavando uma ou duas vezes após a impressão de teste. Se a T-Shirt parecer desbotada ou desbotada quando impressa, ou começar a desbotar depois de apenas algumas lavagens, é provável que o problema esteja relacionado ao processo de pré-tratamento.

 

2. Familiarize-se com sua impressora Direct-to-Garment

Fique familiarizado com sua impressora DTG lendo o manual e planeando verificações de manutenção regulares. Muitas máquinas DTG no mercado hoje, como a impressora Epson SureColor F-2100 DTG e a impressora Epson F-3000 Industrial DTG, possuem ciclos de limpeza e manutenção automatizados. As duas coisas que ainda fará manualmente são agitar (sacudir) o cartucho de tinta branca e verificar os jatos da cabeça de impressão.


Para verificar os cartuchos de tinta branca, agite levemente o cartucho por cerca de 30 segundos uma vez por dia.

A verificação dos jatos é um teste de impressão para mostrar como os bicos individuais da cabeça de impressão estão funcionando. Bicos entupidos podem resultar de um período de inatividade, uma atmosfera de oficina empoeirada ou seca ou tintas vencidas. É melhor fazer uma verificação dos jatos da cabeça de impressão todos os dias, mesmo quando não for imprimir nesse dia. Isso ajuda a manter o fluxo de tinta para que não tenha problemas com a cabeça de impressão.

Os proprietários de lojas que vão direto para o vestuário podem obter impressões com melhor aparência, controlando o ambiente e a humidade. Manter a impressora em condições estáveis ​​e normais de “temperatura ambiente” ajuda-lo-á a obter T-Shirts com acabamento mais bonito e reduzir os custos de tinta e manutenção. Um nível mais alto de humidade ajuda no fluxo de tinta e evita que os jatos do cabeçote de impressão entupam, não importa a marca de sua máquina DTG. 

 

3. Use Cliparts de Qualidade

Experimente o seu software para encontrar as configurações que produzam as melhores imagens. Existem diferentes arquivos que pode usar, como jpg, png ou tiff. A escolha do tipo de arquivo depende da impressora DTG e do programa RIP . Quanto maior o DPI (pontos por polegada), melhor. Isso remete às anotações, é uma boa ideia compilar suas anotações e criar um arquivo com as diretrizes de especificação para seus clientes, para que eles saibam o melhor tipo e tamanho de arquivo para fornecer a si.

 

4. Consistência no pré-tratamento

A prática leva à perfeição com o pré-tratamento. É importante obter uma camada uniforme e consistente de solução de pré-tratamento na roupa que está imprimindo. É por isso que é fundamental ter uma máquina de pré-tratamento incluida como a Schulze PreTreatmaker IV. Teste em roupas diferentes com configurações de impressão diferentes em sua impressora DTG e registre os resultados. Imprima, cure e lave e faça anotações para seus registros ao longo de cada etapa.

5. Cure sua impressão acabada corretamente

Se sua impressão parece fantástica quando a imprime pela primeira vez, mas depois fica opaca quando começa a secar, pode ser devido a um problema ocorrendo na fase de cura. Se estiver usando uma pressão de calor para curar sua impressão, a pressão pode estar baixa. Máquinas de pressão de calor trituram a tinta em sua roupa, em vez de permitir que ela permaneça e adira à superfície. Para resolver esse problema, ajuste sua técnica de prensa térmica ou mude o método de cura de suas impressões. Em vez disso, você pode usar uma Prensa Schulze BPL DTG (A Prensa BluePRESSline DTG oferece uma base perfurada e um tapete de borracha especial para permitir a máxima libertação de humidade das roupas impressas DTG. Isso permite tempos de secagem mais rápidos, melhor cura e rapidez na lavagem) ou um Tunel Schulze de Secagem KN-800.

 

6. Faça anotações sobre as impressões que fizer

Observe os resultados obtidos com diferentes métodos e configurações de impressão e mantenha um registo de como os alcançou. Isso será de grande ajuda quando repetir trabalhos ou apenas desejar replicar o efeito num novo pedido. Antes de clicar em “imprimir”, estabeleça uma lista de verificação ou algum tipo de procedimento operacional padrão (POP) para que todas as configurações e variáveis ​​estejam no lugar para produzir a melhor impressão possível. Deve desejar tirar o máximo proveito de cada impressão e evitar um simples erro de "ops".

 

7. Imprima regularmente

Conforme declarado anteriormente, a tinta pode assentar e obstruir os bicos da cabeça de impressão quando deixada por muito tempo sem ser usada. A execução de testes de impressão ajuda a reduzir o tempo necessário para a manutenção. Ela mantém a tinta DTG fluindo corretamente, o que, em última análise, mantém as cabeças de impressão funcionando por mais tempo; e mantém a tinta fluindo corretamente.

Se por algum motivo, como uma pandemia, sua loja enfrentar uma queda nos pedidos e não for usar a impressora por um longo período, deve armazenar sua impressora Epson DTG adequadamente. A Hexágono fornece algumas dicas para armazenar sua impressora Epson F2100 DTG (ou F3000) quando não estiver imprimindo . Deve trocar os cartuchos de tinta por cartuchos de limpeza se o período planeado de inatividade for de um mês ou mais.

Use estas 7 dicas para colocá-lo no caminho certo para obter melhores impressões diretas para a roupa. Se por acaso estiver imprimindo em roupas de cor escura ou preta, pode ler nosso artigo correspondente.

 

Sinta-se à vontade para nos ligar (220944066) ou enviar um e-mail (tecnica@hexagonosis.com) com quaisquer perguntas adicionais.